Fatores que contribuem para a desvalorização de imóveis

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É importante que, ao colocar um imóvel para vender ou alugar, o proprietário e o corretor saibam quais são os principais pontos que causam a diminuição do valor do imóvel na hora da negociação, pois alguns fatores são cruciais na hora de tornar a venda um bom negócio.

Quando o proprietário bate o pé e exige que o imóvel fique disponível pelo valor que ele acha que o imóvel merece, os profissionais da imobiliária devem utilizar seu conhecimento para argumentar com seus clientes e mostrar quais os fatores influenciadores nessa valorização.

Confira o que pode fazer toda a diferença na precificação do seu imóvel!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Documentação  

Para vender um imóvel de forma rápida e segura é necessário manter toda a burocracia em dia e dentro da lei, evitando assim diminuição do interesse na compra do imóvel ou até problemas na hora do fechamento da compra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Falta de manutenção

É recomendado realizar a manutenção do imóvel para reparar tudo aquilo que tiver necessidade de melhorias, pois o comprador visa também a aparência geral do ambiente. Então manter a qualidade da estrutura do imóvel é um ponto que certamente valoriza o local e não passa a imagem de que a propriedade não vale o que está sendo cobrada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Pintura desgastada ou/e decoração antiga 

Furos na parede, tinta descascada, sujeiras, marcas de mofo, móveis desgastados e itens que fizeram sucesso há muitos anos podem causar péssimas impressões naqueles que buscam um imóvel para morar. Para aumentar o número de interessados pela propriedade é aconselhável refazer a pintura interna e da fachada, retirar os móveis antigos que não serão deixados após a venda ou renova-los se a ideia é vender a propriedade mobiliada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ausência de itens básicos 

Para que um imóvel seja valorizado, é importante que ele tenha itens básicos, como vaso sanitário, pia, descarga. Porque ninguém quer se mudar para um imóvel que não possui pia na cozinha, louça no banheiro ou box instalado, por exemplo. Vender ou alugar um imóvel “cru” pode fazer com que o proprietário precise ceder no preço. Por isso, investir nessa parte da construção é essencial para um bom negócio.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Falta de espaço 

Quando existe uma percepção de falta de espaço, o comprador pode ter uma má impressão em relação ao imóvel. Então, é importante que o corretor instrua seu cliente a manter o ambiente o mais organizado possível para evitar qualquer evidencia de que o imóvel seja menor do que deveria. Por isso fique atento para aspectos como falta de área de lazer, quartos pequenos e sala conjugada com a cozinha, pois esses são pontos que podem reduzir o valor do imóvel.